Sebrae/SC realiza importante ação de apoio às micro e pequenas empresas afetadas pelas chuvas 

Consultoria do Recupera SC será realizada em Rio do Sul nos dias 5 e 6 de dezembro

0
1033
Google search engine

As chuvas que assolam Santa Catarina em 2023 trazem inúmeros prejuízos para as micro e pequenas empresas catarinenses. O município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi um dos mais atingidos e enfrenta a sua sétima enchente do ano. Para auxiliar os empresários neste momento de crise, o Sebrae/SC promove nos dias 5 e 6 de dezembro uma ação do Programa Recupera SC. O evento, gratuito, vai oferecer atendimento emergencial com consultorias voltadas para a reestruturação das empresas.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, explica que desastres climáticos como esses podem colocar em risco a saúde financeira de uma empresa e por isso a atuação do Sebrae/SC é fundamental. “Sabemos o quanto é difícil para um pequeno negócio se reerguer após perdas na sua estrutura física. Nesse sentido, essa ação em Rio do Sul é um primeiro movimento para orientar as empresas a agir neste momento de crise. Queremos entender quais são as principais demandas e direcionar os empresários para consultorias gratuitas e individuais em áreas como finanças, gestão de pessoas, planejamento estratégico e vendas”, explica o presidente.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, reitera que a situação é grave e a atuação conjunta das entidades e dos órgãos públicos é fundamental para garantir a sobrevivência dessas empresas. “Um levamento do Sebrae/SC estima que cerca de 390 mil micro e pequenas empresas foram afetadas com as chuvas em SC, sendo que os MEIs representam 57% do total, seguidos por microempresas, 36%, e empresas de pequeno porte, 7%. A união de esforços neste momento é fundamental para dar assistência a esses empresários e viabilizar a normalidade o mais rápido possível”, comenta o diretor.

A ação do Recupera SC será no Centro de Inovação Norberto Frahm, o CINF, e conta com o apoio da CDL de Rio do Sul, ACIRS, Casa do Empreendedor, Prefeitura de Rio do Sul e AMPE do munícipio. O atendimento será das 8h às 17h.

Acesso a crédito

A demanda por acesso a crédito é uma das prioridades dos empresários. Na última semana, o Sebrae/SC protocolou uma carta ao presidente do Badesc, Ari Rabioli, ao presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, ao Superintendente Estadual de Varejo do Banco do Brasil, Rafael Alesi, e ao Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Canani Medeiros, em que solicita apoio e prioridade das instituições financeiras na criação de linhas de crédito especiais aos pequenos negócios atingidos pelas chuvas no Estado.

Uma carta também foi enviada ao governador Jorginho Mello, em que o Sebrae/SC pede a sua intervenção junto aos órgãos competentes para que sejam mobilizados e alocados recursos para o atendimento a essa demanda urgente e fundamental para o restabelecimento das atividades econômicas das pequenas empresas localizadas nas áreas atingidas.

Nos documentos, o Sebrae/SC compromete-se a disponibilizar profissionais técnicos e consultores para realização das análises e levantamentos necessários, em termos de dados financeiros e de gestão das empresas, além da organização de elementos documentais que contribuam e agilizem os trâmites de liberação de recursos.