Lideranças indígenas têm reunião com representantes do governo do estado e prefeitos.

Governo de Santa Catarina assumiu compromisso de atender as reivindicações dos povos indígenas do Território Laklãnõ Xokleng para fazer a manutenção da Barragem Norte, de José Boiteux

0
69
Google search engine

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 17, no gabinete do prefeito de José Boiteux, um encontro entre o Secretário de Estado de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, os prefeitos de José Boiteux e de Vitor Meireles, Neno e Marcelo, e líderes das aldeias indígenas localizadas no entorno da Barragem Norte. A reunião discutiu a manutenção da Barragem de José Boiteux pelo Governo do Estado e o atendimento aos indígenas do Território.

Das nove aldeias existentes na Terra Indígena Laklãnõ Xokleng pelo menos sete representantes estiveram na reunião, além do Cacique Presidente Setembrino Camlem. O encontro ampliou o número de moradias inicialmente previstas em 30, e definiu que o Governo do Estado, através de convênio com os municípios, destinará recursos para a construção de 43 casas, distribuídas no Território, além de duas Igrejas, duas casas Paroquiais, entre outras reivindicações que são de necessidade da comunidade. “A nossa gestão está trabalhando para resolver a dívida histórica com aquela comunidade. Em contrapartida, recebemos hoje a autorização para que as equipes possam entrar na barragem e começar o trabalho de vistoria dela, o que é essencial para a segurança de todos os moradores do Vale do Itajaí”, destacou o Secretário de Estado, Mário Hildebrandt.

A primeira visita das equipes técnicas da Defesa Civil do Estado e da Celesc deve acontecer na próxima quarta-feira, dia 19, na Barragem Norte para a vistoria e início do levantamento dos materiais necessários para a manutenção do equipamento. Enquanto isso, o georeferênciamento de onde serão construídas as 43 casas será realizado pelas Defesas Civis dos municípios de José Boiteux e de Vitor Meireles, em conjunto com os moradores, para que o processo licitatório possa ser posteriormente publicado para dar o andamento necessário.