A UPA 24h de Rio do Sul completou uma semana de funcionamento provisório em uma ala anexa ao Hospital Samária com média de 173 atendimentos diários. Neste período de dias frios, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul está sendo beneficiada pelo empréstimo de uma tenda para abrigar os pacientes que aguardam atendimento quando o espaço interno não é suficiente. O equipamento foi cedido pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.
O espaço localizado na área lateral do Hospital Samária está sendo utilizado provisoriamente através de uma parceria com a Comunidade Evangélica Luterana, que cedeu sem custo uma ala lateral e com entrada exclusiva enquanto a UPA 24h do bairro Canta Galo passa por reformas.
No Hospital Samária, há recepção, sete salas de atendimento, sala de procedimentos e de raio-X, com entrada exclusiva e sinalizada, separada do restante do hospital. O atendimento continua 24h.
O secretário de Saúde, Cláudio Azevedo da Silva, explica que a média de atendimentos está um pouco mais baixa do que o comum, muito por conta da mudança de encaminhamentos de pacientes de maior complexidade pelos bombeiros e pelo SAMU, em razão das limitações de espaço físico da estrutura provisória. O Hospital Regional também está servindo de amparo neste momento, que é temporário, enquanto durarem as obras.
Pedido para utilização de máscaras
Devido ao espaço reduzido da sala de espera na estrutura provisória, a Secretaria de Saúde de Rio do Sul solicita que os pacientes utilizem máscaras ao se dirigirem à UPA 24h. Com o clima mais frio nos últimos dias, há um favorecimento do aumento da transmissão de doenças gripais.
Reforma da UPA 24h no Canta Galo foi iniciada
A primeira etapa da reforma e melhorias pontuais do prédio da UPA 24h no bairro Canta Galo já foi iniciada. O piso antigo já foi todo retirado e será substituído por estrutura nova. Também serão iniciados os reparos na alvenaria danificada, além de outros consertos gerais. A reforma conta com a parceria da Unidavi, que vai custear a reforma do piso. Os demais reparos serão de responsabilidade da Secretaria de Saúde. A expectativa é que a UPA 24h no Canta Galo esteja pronta até o final de agosto.
