Rio do Sul tem um belo Mercado Público mas muita gente ainda não sabe. Fica na entrada do Parque Municipal, no Bairro Canoas, ao lado do Elevado. Para chegar lá é só seguir em frente depois do Estádio e do Ginásio Municipal. Ao entrar para o Parque você logo vai ver o Mercado Público à esquerda, com amplo estacionamento.
Agricultores de Rio do Sul produzem grande diversidade de alimentos e vendem diretamente aos consumidores no Mercado Público. Hortaliças, frutas, tubérculos, cereais, biscoitos, mel, pães, sucos e muito mais. Tudo num só lugar, fácil de chegar, bom de estacionar e com atendimento especial de agricultores e agricultoras que mantêm viva a Agricultura Familiar em Rio do Sul.
O Mercado Público de Rio do Sul abre de quarta-feira a sábado. Quarta, quinta e sexta das 7 às 15 horas e aos sábados das 7 às 13 horas.
Vamos saber a opinião de frequentadores que toda semana estão lá
Andrea Rikli, 56, secretária executiva – Toda semana venho ao Mercado Público pela qualidade dos produtos, que é impecável! Tudo fresco e natural. Resgata a memória de uma alimentação que lembra nossas tradições familiares. Tudo muito bom!
Vanderlei Giovane de Lara, 61, aposentado – O Mercado Público é importante porque também oferece uma alimentação sem agrotóxicos, uma alimentação saudável. Devemos cuidar da saúde e do bem estar.
Luiz Athayde, 82, aposentado – Na minha opinião deveria ter incentivo maior para todo mundo vir para o Mercado Público e passar a abrir todos os dias. Para a saúde é uma alimentação diferente, mais saudável, sem agrotóxico e direto do produtor para o consumidor.
O que dizem quem comercializa seus produtos no Mercado Público
Iliane Nilde Lens dos Santos, do Bairro Bela Aliança, vende hortaliças, frutas, sucos, pães e geleias. Ela sugere algo muito interessante para fortalecer uma cultura de frequentar o Mercado Público, que as escolas de Rio do Sul comecem a levar turmas de alunos para visitar o Mercado Público para interagir com o público que frequenta e que vende no local. Outra ótima sugestão é que tenha no Mercado Público um espaço para servir café, caldo-de-cana, pastel e outros lanches para ser mais uma atração e ponto de encontro e bate-papo.
Helisa Hoeller Heesch, do Bairro Albertina, tem uma agroindústria do campo e produz os famosos Doces Hoeller. Vende no Mercado Público diversas bolachas e biscoitos, cucas e pães. Na opinião de Elisa o ponto ainda é pouco conhecido e alguns clientes pedem para levar o produto em suas casas. Ela entende que o espaço é muito bom tanto para produtores como para consumidores, mas o ponto poderia ser num local mais central para atrair mais consumidores que vêm para o centro da cidade. Elisa também destaca a qualidade dos alimentos para a saúde das pessoas, diversificados e direto dos produtores.
E você que ainda não sabia do Mercado Público, o que acha de passar a frequentar?
Mercado Público de Rio do Sul é tudo de bom!
Confira algumas fotos de autoria do jornalista e agricultor familiar, Aurio Gislon.
Por Aurio Gislon, jornalista socioambiental e agricultor familiar de Rio do Sul