Epagri/Ciram: fortes chuvas segunda e terça-feira em SC

Primeira quinzena de outubro foi de grandes precipitações, conforme mapa abaixo

0
440
Google search engine

A Epagri/Ciram e a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para os dias entre 16 e 19 de outubro de 2023.

Entre segunda (16) e terça-feira (17), chove em Santa Catarina com maiores volumes. Os acumulados médios de precipitação previstos nesses dois dias variam de 90 a 140 mm no Grande Oeste e Planalto Sul; de 70 a 110 mm no Planalto Norte, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí; de 40 a 70 mm, na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Pontualmente, esses valores podem ser superados. Além da chuva volumosa, há condição de temporais (com chuvas intensas em curto espaço de tempo, com raios, fortes rajadas de vento e granizo) em todas as regiões catarinenses, com indicativo de tempo severo no Extremo Oeste e Oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Essas chuvas estão associadas a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, ao intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica e a formação de uma frente fria no oceano.

Na quarta-feira (18), mantém-se a condição de chuva em Santa Catarina, mas com menores volumes. Permanecem, no entanto, as condições de temporais isolados no Grande Oeste, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. Entre a tarde e noite de quinta-feira (19), a condição de temporais e chuva intensa é especialmente para o Grande Oeste.