Zeli toma posse para mais um mandato no Sindicato Têxtil de Rio do Sul e Região

A sindicalista foi reeleita para o quinto mandato com 95% dos votos

0
2079
Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antônio, fala durante a posse de Zeli da Silva. Foto: arquivo do SITITEV
Google search engine

Na quinta-feira, 20 de abril, Zeli da Silva tomou posse na presidência do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Rio do Sul e Região do Alto Vale do Itajaí (SITITEV), para o período entre 2023 e 2027. Em sua plataforma para o quinto mandato a sindicalista destaca a formação sindical, a inclusão da mulher e a defesa da saúde e da dignidade dos trabalhadores e das trabalhadoras.

A posse aconteceu em Rio do Sul (SC) e, além da presença do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antônio Martini, contou com a presença de inúmeros trabalhadores e trabalhadoras e de lideranças de outras categorias.

A expressiva reeleição de Zeli foi no dia 9 de março. “Significa que temos credibilidade junto à classe trabalhadora por quem continuaremos a lutar pelos seus direitos, por melhores condições de trabalho e salário; e pela tão sonhada igualdade social, bem como entre homens e mulheres”, salientou Zeli.

No momento da posse para o seu quinto mandato frente o SITITEV, Zeli também salientou que as expectativas são muito boas, uma vez que houve uma renovação ampla dos membros da diretoria, garantindo uma representativa maior das mulheres trabalhadoras, uma vez que são elas que constituem a maioria entre os sindicalizados ao SITITEV.

Neste novo cenário, Zeli propõe investir na formação política e sindical bem como em relação aos direitos trabalhistas, para que as novas lideranças sejam capazes de atender as demandas dos trabalhadores que estão dentro das fábricas, fortalecendo ainda mais a presença feminina nesses espaços.

Já em relação às perspectivas para o novo mandato, Zeli revela que foram eleitos eixos prioritários. O primeiro deles está relacionado à saúde do trabalhador, tanto no que concerne a um ambiente de trabalho apropriado, quanto à luta permanente por melhores condições de trabalho. Conforme ela, “A saúde da classe trabalhadora é uma grande preocupação, até porque nos últimos tempos as pessoas têm adoecido mais no ambiente de trabalho, além de um aumento exacerbado nos números de acidentes de trabalho”, denuncia.

Outra bandeira de luta da nova diretoria é em relação à defasagem salarial – agravada nos últimos anos – sendo que tal feito impacta sobremaneira na vida da classe trabalhadora.

Tais fatos, somados à participação das mulheres na vida política e sindical, bem como aumentar as cláusulas sociais nas convenções coletivas, mobilizando e fazendo de tudo para se fortalecer a classe trabalhadora ainda mais na convenção e nos acordos coletivos é a ambição maior de Zeli da Silva para este novo mandato, uma vez que, segundo ela: “Hoje temos um governo federal popular que está do lado da classe trabalhadora, mas a gente sabe que mesmo assim é difícil! É uma luta e a gente vai continuar!”, finaliza.

NOVA DIRETORIA

Além da Zeli da Silva na presidência, a nova diretoria é composta por Elisete Duarte (Conselheira Fiscal); Tamires de Souza Santos (Secretária de Saúde do Trabalhador); Maria Aparecida Pereira (Delegada representante do Sindicato junto à FETIESC); Alexandre José Adriano (Diretoria); Verlani Oliveira Santos (Secretária Jurídica e de Negociação Coletiva); Irnes Rodrigues Beling (Conselheira Fiscal); Marli Santos de Almeida (Conselheira Fiscal e Delegada representante do Sindicato junto à FETIESC); Joslaine Massaneiro (Secretária da Mulher); Nelson Meriz (Conselheiro Fiscal); Alvaci Pereira (Diretoria); Daiani Blasius Rodrigues (Secretária de Formação Sindical); Lucimara Dalssasso Anchieta Jacinto (Diretoria); Margarida Vignola (Conselheira Fiscal); Cristiano Luis Salvador (Secretário Geral); Regina Leicht (Diretoria); Vera Lucia Schafer Miguel (Conselheira Fiscal); Marcela Holz (Secretária de Divulgação); André Ricardo Pinzegher (Secretário de Finanças e Patrimônio); Camila Ribeiro de Quadros (Diretoria) e Flavio Zacarias (Delegado Representante do Sindicato junto à FETIESC).