Jogadores da Seleção Brasileira usarão anel inteligente para monitorar o sono

Intervalo curto entre jogos, faz com que a seleção de Tite recorra a tecnologia para monitorar tempo e qualidade do descanso dos atletas

0
115
Créditos: Bruno Cassucci/Reprodução
Google search engine

A Copa do Mundo do Catar será um pouco mais curta do que o usual, com apenas 28 dias de competição. Com o menor tempo de descanso entre os jogos, a Seleção Brasileira, comandada por Tite, recorre a tecnologia para monitorar a qualidade de sono dos atletas. Para acelerar a recuperação física dos jogadores, o sono é essencial. Por isso a CBF (Comissão Brasileira de Futebol) apostou no anel inteligente.

O anel é um objeto pequeno e leve, usualmente utilizado no polegar com sensores na parte interna. Ele é capaz de monitorar a frequência cardíaca, temperatura corporal e demais dados para medir o tempo e a qualidade do sono do usuário. Em entrevista ao Globo Esporte, Guilherme Passos, fisiologista da Seleção Brasileira, afirma que a qualidade do sono será fator determinante para o desempenho dos atletas. “Dormir é fundamental para a recuperação, para a liberação de hormônios importantes na reconstituição muscular e o reequilíbrio mental e cognitivo”.

“ANEL INTELIGENTE SERÁ UTILIZADO PARA MEDIR QUALIDADE DO SONO E ACOMPANHAR A RECUPERAÇÃO DOS ATLETAS APÓS OS JOGOS”

CRÉDITOS: Bruno Cassucci/Reprodução

Na foto acima você pode ver Bruno Guimarães, jogador de futebol convocado para a Seleção Brasileira, utilizando o anel no polegar. Jogadores convocados com frequência foram autorizados a levar o anel para casa e utilizá-lo nos clubes. Dessa forma, a CBF consegue realizar um monitoramento contínuo.

Anel Inteligente para melhorar o sono

A CBF também destaca que além dos sensores, o próprio fato de estar utilizando o anel faz com que os jogadores cuidem melhor do sono. Fred, jogador do Manchester United, afirmou em entrevista ao Globo Esporte que o anel o ajudou a ser mais disciplinado. “Nunca dormi mal, mas com a rotina a gente não consegue controlar tanto. Agora tenho essa disciplina: ‘ah, essa noite se que dormi oito horas no mínimo’ que é o ideal. Comecei a me organizar e isso me ajuda no dia a dia, no trabalho. É importante acordar saudável e bem para ir treinar, estar disposto no dia a dia.

Os dados coletados podem ser visualizados pela comissão de Tite através de um aplicativo, além dos próprios jogadores.  A comissão da Seleção afirma que tratamentos com botas de compressão ou câmaras frias não são eficientes se os atletas não dormirem bem. Para garantir o sono dos atletas, será adotado uma estratégia de higiene do sono, com quarto fechado, temperatura correta, sem uso de tablet, smartphone ou televisão.

Inclusive, a comissão técnica te Tite já visistou o hotel onde os jogadores ficarão hospedados no Catar. A intenção é verificar a qualidade e a maciez dos colchões das camas, bem como o controle de luminosidade proporcionado pelas cortinas.

A CBF está investindo bastante em garantir a qualidade do sono. A estratégia visa aprimorar a recuperação dos atletas e garantir que permaneçam saudáveis durante os jogos da Copa do Mundo de 2022. Com o tempo curto de descanso entre os jogos, atletas saudáveis e bem recuperados poderão ter uma vantagem física decisiva durante as partidas.