SC volta a ter neve em setembro depois de 10 anos

Estado já havia tido registro incomum de neve neste ano em maio

0
514
Rio Rufino, na Serra Catarinense, amanheceu tomada de neve(Foto: Edenilson Costa/Arquivo pessoal)
Google search engine

A surpresa com a neve que cobriu ao menos quatro municípios da Serra de Santa Catarina nesta sexta-feira (23), no segundo dia da primavera, não foi à toa: o Estado não identificava fenômeno semelhante no mês de setembro desde 2012. A informação sobre o último registro é da Epagri/Ciram, a autoridade meteorológica catarinense.

— Há vários outros registros anteriores a 2012, em 2008, 2007, 2006, 2002, 2000… Então até tem bastante coisa. Mas não é muito frequente como é em agosto. A gente pode comparar setembro com o mês de maio, que tem registro, mas não são tantos — afirmou Marcelo Marins, metereologista da Epagri/Ciram, ao Diário Catarinense.

Entre os anos citados por ele, apenas em 2012 e 2000 havia ocorrido neve em uma altura de setembro em que já era primavera. Nas demais ocasiões, ainda era inverno.

Santa Catarina já havia tido um outro registro inusitado de neve neste ano, justamente em maio, como citou o metereologista, em janela iniciada no dia 17 daquele mês. O Estado não tinha ocorrência semelhante desde 2007, também segundo a Epagri/Ciram.

Tanto em maio quanto agora, a neve se deu em Santa Catarina por influência de um mesmo fenômeno: um ciclone, ainda conforme explica Marins.

— Um ciclone no mar está jogando umidade junto à costa, junto à Serra. E ali, como é muito alto, estava também chegando uma massa de ar polar. O choque da umidade com a temperatura baixa provocada por essa massa de ar polar favoreceu a neve — disse.

O ciclone em formação sobre o oceano na altura do Sul do país ainda deve causar rajadas de vento de até 100 km/h em diferentes regiões do Estado e agitação no mar.