Novidades no IPTU 2024 de Rio do Sul. Confira

Neste ano será permitido pagamento por cartão de crédito em até 12 vezes ou através do PIX. Guias devem estar disponíveis a partir de 16 de fevereiro

0
450
Google search engine

A partir do dia 16 de fevereiro, o contribuinte poderá retirar a guia de IPTU 2024 para pagamento no site www.riodosul.sc.gov.br. E assim como em anos passados, a guia será apenas no formato digital, sem envio pelo correio.

Se pago até o dia 8 de abril, o vencimento em cota única terá direito a desconto de 20% sobre o valor do Imposto Predial e Territorial. O pagamento em segunda cota única ou para aqueles que optarem pelo parcelamento até 8 de maio, terão direito a desconto de até 10% do imposto.

Uma novidade neste ano é a opção de parcelamento pelo cartão de crédito em até 12 vezes, sem valor mínimo por parcela. E esta opção também dá direito a desconto, se feito nas datas limites das cotas únicas. Apenas será cobrado adicional nas parcelas das taxas de cartão de crédito.

O pagamento pode ser feito também por PIX, válido para quem quitar em cota única ou no parcelamento tradicional, sem ser no cartão de crédito, em até seis vezes. Esta modalidade de parcelamento não dá direito a descontos.

Segundo o prefeito José Thomé, as novas formas de pagamento ajudam o cidadão a organizar os pagamentos, com mais opções de parcelamento e agendamento. “Para o município será muito interessante pois tende a reduzir ainda mais a inadimplência, que já é baixa, em torno de 10%. E também ao cidadão, que ganha opção de parcelar em mais vezes e assim tem um cronograma automático de pagamentos junto ao seu cartão de crédito e opção de desconto muito atrativa”, comenta Thomé.

Prefeitura não envia boletos por e-mail

O IPTU Digital de Rio do Sul foi instituído em desde 2019 e, desde então, não envia mais os boletos pelo correio. São em torno de 41 mil terrenos do município sob condição de pagamento, sendo de total responsabilidade do proprietário.

A Secretaria de Fazenda do município alerta que o contribuinte deve acessar a guia apenas pelo sistema com link disponível no site do município (www.riodosul.sc.gov.br), e que não há envio automatizado de guias por e-mail, sendo esta uma característica de fraude.

As guias podem ser acessadas pelo sistema, utilizando-se o CPF ou CNPJ do proprietário ou a matrícula do imóvel. O imposto teve reajuste de acordo com a variação do INPC, que foi de 4,1396%. A taxa de lixo, também cobrada na guia do IPTU, teve aumento de 14,9%.

Vencimento do IPTU 2024 – Rio do Sul

1° cota única: 8 de abril

Direito a até 20% de desconto para pagamento a vista ou parcelamento no cartão de crédito (Acrescidas taxas do cartão)

2ª cota única: 8 de maio

Direito a até 10% de desconto para pagamento a vista ou parcelamento no cartão de crédito (Acrescidas taxas do cartão)

Pagamento parcelado no boleto

Sem direito a descontos

1ª Parcela – 8 de maio

2ª Parcela: 10 de junho

3ª Parcela – 10 de julho

4ª Parcela – 12 de agosto

5ª Parcela – 10 de setembro

6ª Parcela – 10 de outubro