GPS na área rural de Rio do Sul 

Ferramenta permite ajudar no acesso em localidades do interior de forma simples e prática

0
453
Google search engine

A Prefeitura de Rio do Sul apresenta nesta sexta-feira (24), o Programa GPS Rural, que é um aplicativo que pode ajudar na localização de propriedades rurais do município. Através de um programa de georreferenciamento desenvolvido nos moldes de sistemas de localização tradicionais utilizados em celular, o GPS Rural ajuda na identificação das propriedades, para facilitar o acesso de visitantes, entrega de encomendas, acesso a órgãos de segurança, saúde, entre outros.

A apresentação do sistema será em reunião marcada para às 19h de sexta-feira (24), na sede da Associação dos Servidores Municipais de Rio do Sul, que fica na rua Mafalda Lingner Porto, nº 333, no bairro Progresso. O evento é voltado para agricultores, associações de agricultores e também representantes dos órgãos de segurança de Rio do Sul.

Segundo a secretária de Obras de Rio do Sul, Adriana Iuncek Ramos, o programa foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a identificação de propriedades e o acesso dos visitantes. “As propriedades rurais em sua maioria não são identificadas com um endereço e número na via onde estão localizadas. Então contratamos um sistema que, através de aplicativo de celular, o proprietário pode criar um código de localização e repassar ao visitante, sem que isso se torne público, inclusive funcionando sem internet”, garante.

Em Rio do Sul, há cerca de 800 propriedades rurais, sendo que para chegar até algumas delas, é preciso contar com a ajuda de orientações e muitas vezes o equipamento de GPS tradicional não atende da forma mais adequada.

“É um modelo inspirado em projetos de outras cidades, trazido pelos vereadores Adilson Bonfanti e Marcos Zanis e que a prefeitura contratou. Isso pode facilitar o acesso de bombeiros, polícia e guarda municipal em situações específicas de segurança, além do SAMU ou demais serviços de saúde. É uma novidade que vem para facilitar o acesso às propriedades, mas com segurança e sigilo”, comenta.