COMSEA aprova a adesão de Rio do Sul ao SISAN

Rio do Sul vai ter acesso aos recursos das políticas públicas de combate à fome do governo federal

0
820
Google search engine

A primeira reunião do ano do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Rio do Sul), aconteceu hoje de manhã (14/02/23). “Aprovamos a adesão de Rio do Sul ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). Decisão importante que vai permitir o município acessar milhões de Reais para o desenvolvimento de políticas públicas de segurança alimentar. Também aprovamos a revisão do nosso Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que já completou 4 anos. Entre outros assuntos, ainda conversamos sobre cooperativa de consumidores e vale-feira, como instrumentos para estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis”, informou o presidente do COMSEA de Rio do Sul, o agricultor e jornalista socioambiental Aurio Gislon.

O presidente do COMSEA também informou que nos próximos dias uma comissão do COMSEA vai conversar com o prefeito José Thomé e com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ricardo Pinheiro, que já sinalizou favoravelmente.

A reunião foi itinerante. Realizada no sítio Heiber, de Orlando e Neusa, com área de 20 hectares praticamente dentro da cidade, que inicia bem próximo a UPA 24h. O sítio é certificado pela Rede Ecovida por produzir alimentos orgânicos há 19 anos, dentro dos princípios agroecológicos.

“Agradecer e parabenizar todas e todos que participaram, a secretaria executiva dos conselhos, a Keiter que nos passou os trâmites para a adesão ao SISAN e ao casal que nos acolheu com delicioso café da manhã. Obrigado!”, agradeceu Aurio Gislon, em nome do COMSEA e de todas as entidades que compõem o Conselho.

Após a reunião o grupo visitou o sítio. Fotos: Aurio Gislon