Santa Catarina enfrenta um fim de semana de chuvas intensas e persistentes, com risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos em diversas regiões do estado. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC) e a Epagri/Ciram, as precipitações podem ultrapassar os 200mm a 300mm em áreas mais afetadas, especialmente entre o Extremo Oeste, Alto Vale do Itajaí e a divisa com o Paraná.
A Defesa Civil de Rio do Sul manterá toda a equipe de sobreaviso neste final de semana, além do efetivo de secretarias municipais para acompanhar e agir em caso de necessidade por conta do excesso de chuva previsto para o período.
Segundo dados do Governo de Santa Catarina, os volumes podem chegar a até 200 metros em algumas regiões do Estado, como o Alto Vale do Itajaí entre esta sexta-feira e sábado (6 e 7). No domingo e segunda-feira (8 e 9), as condições de chuva intensa e persistente continuam, elevando o risco para ocorrências associadas.
Ainda não é possível estabelecer uma condição de nível do rio por conta do volume de chuva previsto, mas com o rio Itajaí-Açu dentro da normalidade e as barragens de Taió e Ituporanga praticamente vazias, há uma boa margem para manobra caso tenha necessidade. Esta condução é feita pela Defesa Civil Estadual.
O diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, Renato Abreu, destaca que a população precisa ficar atenta às ocorrências causadas em situações de chuva volumosa e por longo período, como deslizamentos de terra, queda de árvores, rachaduras em muros e paredes, alagamentos pontuais, enxurradas, ventanias e destelhamentos. Em caso de urgência, deve-se entrar em contato pelo telefone 199.
🚨 Emergências, ligue 199
💻 Acesse: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php
🤳🏽 Baixe em seu celular: Alerta RSL
🚔 Guarda Municipal, ligue 153