Incêndio na Catedral de Rio do Sul

Diversos vídeos e fotos tomaram as redes sociais da região

0
467
Google search engine

Incêndio numa das duas torres da Catedral São João Batista de Rio do Sul, na noite desta quarta-feira, 1° de maio, deixou os moradores de Rio do Sul e região apreensivos.

O incêndio foi controlado pelos bombeiros em poucos minutos, mas as chamas e a fumaça tomaram as redes sociais, causando grande sentimento de consternação e apreensão na população do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

A Catedral São João Batista é símbolo cultural e religioso e um cartão postal da cidade. A Catedral de Rio do Sul está entre as mais bonitas do Brasil.

Os bombeiros controlaram o incêndio na torre e nos próximos dias devem divulgar um laudo pericial da possível causa do incêndio e análise estrutural do prédio. O piso e as escadas das torres da Catedral são de madeira.

História e detalhes da Catedral São João Batista 

A Catedral São João Batista começou a ser construída em 1950. A edificação em estilo neogótico, de localização elevada no centro da cidade, foi concluída em 1957 e forma um conjunto harmonioso com o Colégio Dom Bosco, Praça Ermembergo Pellizzetti e o monumento do Cristo.

Em seu interior, a Catedral ostenta técnicas construtivas expressivas e singulares, mão de obra apurada, nichos que contêm imagens sacras numa proporção estudada e perfeita. Abóbadas, colunas, altar principal imponente decorado em mármore, pinturas nas paredes e teto com variadas luminárias.

Nos vitrais da Catedral pode-se encontrar os nomes de famílias benfeitoras da região. A construção, um dos cartões postais de Rio do Sul, símbolo do Alto Vale, é fruto do trabalho do arquiteto Simão Gramlich e do engenheiro Gino Alberto de Lotto e foi erguida no lugar da antiga Igreja Matriz.

As duas torres ostentam oponente relógio que mantém as pessoas, mesmo a certa distância, com a hora atualizada. O prédio é iluminado por luzes de diferentes tons no final do ano e em outras ocasiões especiais. Em junho, na pátio da catedral, ocorre a tradicional Festa de São João.

Catedral São João Batista de Rio do Sul. Foto @mayconedesigner