Hoje Rio do Sul está de aniversário!

Parabéns Rio do Sul! Confira um pouquinho de sua história

0
965
Google search engine
O feriado municipal é para comemorar os 93 anos da capital do Alto Vale do Itajaí.
Rio do Sul foi colonizado em 1892, conhecido como Braço do Sul, foi elevado à condição de vila e sede do 5º Distrito de Blumenau em 1912, passando a chamar-se Bella Alliança. A partir desta data começa a funcionar o Distrito em um casarão de madeira onde se encontra o Ponto Chic, na praça Nereu Ramos.
Ermembergo Pellizzetti em 1930, como deputado estadual, conseguiu a emancipação política do Distrito de Bella Alliança. O município de Rio do Sul foi criado pela Lei nº 1,708, de 10 de outubro de 1930 e instalado em 15 de abril de 1931. Na década de 1930 é construído um prédio para a Prefeitura Municipal, nas proximidades onde se encontra o atual prédio. Foi uma das mais antigas construções de alvenaria feita no município.
Com a criação do município de Rio do Sul, inicia-se a administração com o primeiro prefeito, Eugênio Davet Schneider, nomeado pelo então prefeito de Blumenau.
Em 1955 o prédio da prefeitura é demolido para a construção do prédio atual, obra iniciada na administração do prefeito Helmuth Baumgarten (1956-1961). O Engenheiro responsável pela obra foi Hans Broos, de Blumenau, com estrutura para funcionamento da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fórum. No ano de 1965 o prédio foi concluído, no final da administração do prefeito Vitório Fornerolli. O Paço Municipal foi denominado de Governador Celso Ramos.
Rio do Sul se destaca no comércio e nos setores têxtil, metalúrgico, mecânico, automobilístico, agroindustrial, contrução civil, saúde e educação. Tem uma classe trabalhadora diversificada e setor empresarial dinâmico. É polo regional cortado pela importantíssima BR-470.

Confira lista dos prefeitos de Rio do Sul

Eugênio Davet Schneider
Victor Buhr
Mateus Alves Conceição
Paulo Cordeiro
Roberto Machado
Fernando Ferreira de Mello
Wenceslau Borini
Waldemar Bornhausen
Helmuth Baumgarten
Raulino João Rosar
Raymundo Mayr Sobrinho
Osvaldo Claudino dos Santos
Vitório Fornerolli
Alfredo João Krieck
Artenir Werner
Danilo Lourival Schmidt
Luiz Adelar Soldatelli
Clóvis Gaertner
Celso Luiz Dellagiustina
Nodgi Eneas Pellizzetti
Jailson Lima da Silva
Milton Hobus
Garibaldi Antonio Ayroso
José Eduardo Rothbarth Thomé

Acontece hoje em Rio do Sul

Abertura JESC 2024, no Ginásio Municipal Artenir Werner, às 18 horas.
Mega Show Premiado Amanda FM, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, a partir das 16 horas. Gratuito!