Defesa Civil de Rio do Sul amplia cota de inundação já prevendo chuva até o final de semana

Com níveis que podem chegar a 150 milímetros, rio Itajaí-Açu pode chegar a 8,5 metros

0
737
Google search engine

A Defesa Civil de Rio do Sul abriu dois abrigos nesta quarta-feira (15), no bairro Bela Aliança, para atender de forma preventiva, moradores que desejam deixar suas residências por conta da previsão de subida do nível do rio Itajaí-Açu.

Em reunião na tarde de hoje do Grupo de Ações Coordenadas, ficou estabelecida cota de inundação no município de 8,5 metros e cota de atenção de 9,5 metros, o que já configura uma enchente de pequeno a médio porte. Com previsão de chuva que varia no acumulado entre 100 e 150 milímetros na bacia do rio Itajaí até sábado (18), esta cota seria atingida durante o final de semana.

A Defesa Civil reforça ainda que estes níveis podem mudar, por conta da variação dos modelos de chuva prevista.

As barragens devem ter as comportas fechadas pela Defesa Civil Estadual que vem trocando informações com o órgão municipal diariamente. E que há também o alerta de possibilidade de deslizamentos de terra, em virtude do tempo úmido e chuva constante.

A orientação é que moradores de áreas que possam ser atingidos com 8,5 metros, providenciem com antecipação a retirada dos pertences e organizem a saída. O telefone 199 está à disposição para acionamento em caso de emergências.

🚨 Emergências, ligue 199

💻 Acesse: https://defesacivil.riodosul.sc.gov.br/index.php

🤳🏽 Baixe em seu celular: Alerta RSL

🚔 Guarda Municipal, ligue 153