Defesa Civil Nacional garante apoio total para Santa Catarina

Previsão é de que volte a chover na quarta-feira, 11

0
306
Google search engine

O Fórum Parlamentar Catarinense esteve reunido na manhã desta terça-feira, 10, de forma virtual, com o ministro da integração e desenvolvimento regional, Waldez Góes, para tratar do atendimento aos municípios atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina.

O secretário da defesa civil estadual, coronel Armando, agradeceu o suporte rápido que o governo Lula tem dado ao Governo Estadual e aos municípios atingidos. Já foram disponibilizados pelo Governo Federal para Santa Catarina seis aeronaves, 1.200 profissionais para os atendimentos emergenciais, bem como kits de primeiros socorros, alimentos e água. Em seguida, o Governo Federal irá garantir todo o suporte necessário para recuperação total dos locais atingidos.

Ainda na tarde tarde desta terça-feira as prefeituras passaram por capacitação e puderam apresentar seus planos de ações para que o acesso aos recursos e a reconstrução das cidades sejam feitas o mais rápido possível.

O deputado federal catarinense, Pedro Uczai, está trabalhando com a frente parlamentar para garantir recursos e agilidade nas ações para o enfrentamento das consequências climáticas no estado.

O deputado Jorge Goetten, que é natural do Alto Vale do Itajaí, região mais afetada, elogiou o rápido atendimento do ministério. “A união dos entes federados dá um acalento pra todos nós. Temos que reconhecer a resposta rápida para os nossos prefeitos e prefeitas, porque são eles que vão dar uma resposta pra quem está com a casa, com o estabelecimento coberto de água. Só temos a agradecer ao governo estadual e federal pela excelente condução neste momento”.

As previsões indicam que as chuvas voltam a cair forte em Santa Catarina na quarta-feira, 11. Nas barragem de Taió e de Ituporanga foram abertas uma comporta na manhã desta terça-feira para esvaziar um pouco e ajudar a conter as águas das chuvas dos próximos dias.