Sábado tem Mutirão de Saúde em Rio do Sul

Em torno de 600 agendamentos e áreas com demanda livre

0
2526
Google search engine

No próximo sábado (1º de abril) será realizado o primeiro mutirão de saúde de 2023 em Rio do Sul. Serão quase 600 atendimentos realizados na Policlínica, que fica na rua Tuiuti, no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou consultórios dos prestadores de serviços em especialidades da Secretaria de Saúde. As atividades serão durante todo o dia e os pacientes das 21 especialidades previstas devem comparecer somente no horário em que foi feito agendamento.

Além das atividades com hora marcada, há setores da Secretaria que vão funcionar sob livre demanda, como é o caso da vacinação e da odontologia, que tem alguns agendamentos mas também espaço para livre demanda.

A vacinação pode ser aproveitada para o público-alvo da campanha bivalente realizar a imunização. Estão aptos a receber a vacina as pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional. É necessário ter o esquema vacinal completo contra a Covid-19 para receber a dose.

No mutirão de especialidades médicas, destaque para atendimento nas áreas de dermatologia, cardiologia, vascular, ginecologia, gastroenterologia, ultrassom, oftalmologia, ortopedia, cirurgia plástica, entre outros. Haverá ainda consultas de clínica geral, também com agendamento.

Segundo a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner, o mutirão é importante pois amplia o número de atendimentos em algumas especialidades onde há fila de espera, ajudando a reduzir o tempo entre o pedido de marcação e a realização do atendimento. “Pedimos que a população que foi chamada, venha no horário agendado para evitar filas e tenhamos um dia de atividades e atendimento bem dinâmico”, ressalta.

Desde que foram criados, os mutirões de saúde se tornaram regulares pela Secretaria de Saúde, como forma de reduzir a demanda de especialidades e outras áreas da Secretaria de Saúde. Já foram pelo menos 20 eventos, com 16 mil atendimentos.

Atendimentos agendados para sábado – 1º de abril
Clínico Geral: 50
Dermatologia 12
Vascular: 30
Nutrição: 14
Fonoaudiologia: 8
Ginecologia: 45
Ultrassom: 50
Gastroenterologia: 20
Anestesiologia: 40
Fonoaudiologia: 12
Endocrinologia: 10
Oftalmologia: 40
Infectologia: 16
Ortopedia: 20
Cirurgia Plástica: 10
Cardiologia: 33
Práticas Integrativas: 6
Pediatria: 12
CAPS: 30
CAM: 90
Odontologia: 51

Total: 599 atendimentos