Campanha de vacinação amplia público em Rio do Sul

Gestantes e puérperas já podem procurar unidades com sala de vacina. Imunização para pessoas com 60 anos ou mais também continua

0
2352
Google search engine

A partir desta segunda-feira (20), gestantes e puérperas já podem procurar uma das unidades de saúde de Rio do Sul com sala de vacina para receber a aplicação da dose bivalente. A campanha nacional de imunização ampliou o público, atendendo ainda o grupo de pessoas de fases anteriores, como aqueles com 60 anos ou mais, imunocomprometidos com 12 anos ou mais, abrigados em instituições de longa permanência e seus funcionários, e pertencentes a comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

A vacina bivalente previne contra a Covid-19 e continua disponível em Rio do Sul. A procura até o momento é considerada baixa, mesmo não tendo uma quantidade total de pessoas necessária para imunização. A última atualização da Secretaria de Saúde mostra que 971 pessoas já tinham recebido a aplicação até segunda-feira (20). E a estimativa da Secretaria de Saúde aponta que são mais de 10 mil pessoas acima de 60 anos de idade residentes em Rio do Sul.

A ação é realizada em parceria com o Ministério da Saúde e tem como objetivo imunizar a população neste período que antecede o inverno. A bivalente traz a proteção contra as novas variantes da Covid-19, responsáveis pelo aumento do número de casos que ocorreu no último ano, e a distribuição das vacinas segue a orientação do Ministério da Saúde, através da Nota Técnica.

Em Rio do Sul, o público-alvo deve procurar de segunda a sexta-feira a Policlínica, das 8h às 16h30, ou as unidades de saúde dos bairros com Salas de Vacina dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Budag, Bremer, Canta Galo, Fundo Canoas, Progresso, Santana, Santa Rita e Taboão, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação.

Para a vacinação, é necessário que a pessoa tenha concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra a Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes há, pelo menos, quatro meses. A meta do Ministério da Saúde é que 90% da população-alvo de cada grupo, apesar de não haver estimativa oficial de cada público na capital do Alto Vale.

Fases da campanha

Em andamento:*

Fase 1: Pessoas com 70 anos ou mais, abrigados e trabalhadores das ILPIs, pacientes imunocomprometidos com 12 anos ou mais; e a população das comunidades indígenas e quilombolas também acima dos 12 anos.

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade

Fase 3: gestantes e puérperas

Para começar

Fases 4 e 5: Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente. Privados de Liberdade e funcionários do Sistema prisional – Previsão de início em 17 de abril

Locais de vacinação em Rio do Sul

Policlínica – Centro

UBS Barra do Trombudo

UBS Barragem

UBS Bela Aliança

UBS Budag

UBS Bremer

UBS Canta Galo

UBS Fundo Canoas

UBS Progresso

UBS Santana

UBS Santa Rita

UBS Taboão