segunda-feira, março 25, 2024
No menu items!
Google search engine
HomeSocioambientalCASAN PREPARA MORADORES DE RIO DO SUL PARA USO ADEQUADO DO SISTEMA...

CASAN PREPARA MORADORES DE RIO DO SUL PARA USO ADEQUADO DO SISTEMA DE ESGOTO

Em breve, famílias do bairro Canta Galo serão as primeiras em Rio do Sul a contar com o Sistema Público de Esgotamento Sanitário

Por isso, a CASAN vem preparando os moradores para o uso adequado dessa infraestrutura de coleta e tratamento.

Os moradores devem ainda aguardar comunicado da Companhia para providenciar a ligação do esgoto domiciliar à rede coletora já implantada no Canta Galo.

Mais informações e orientações sobre o funcionamento do sistema já são compartilhadas com os moradores em visitas do Programa Socioambiental em andamento na cidade. A campanha também é realizada por meio das redes sociais da CASAN, e alerta para as boas práticas e os principais problemas causados pelo mau uso das redes coletoras de esgoto.

Uma das principais orientações é que a rede de esgoto não é lixeira, e não deve receber materiais como plásticos, panos, fraldas, cabelos e preservativos. Além de causar o entupimento das tubulações, esses rejeitos também comprometem o funcionamento da unidade de tratamento.

Outro problema ocorre quando a água da chuva, que deveria ir para a rede de drenagem, é direcionada à rede coletora de esgoto. Essa conexão inadequada aumenta as chances de extravasamentos na cidade, sobrecarrega as estações de tratamento e ainda pode trazer transtornos para o próprio morador, com retorno do esgoto para a residência.

Um item que merece atenção é a caixa de gordura, que deve ter o tamanho adequado de acordo com o número de cozinhas e receber exclusivamente os resíduos de pias. Não é permitido ligar tubulações de banheiro, lavação ou outro equipamento fundamental para evitar que o óleo chegue às tubulações e provoque seu entupimento.

Confira abaixo dicas importantes:

Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.

Mantenha ralos de chuveiro e pias sempre limpos.

Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura pode obstruir a rede.

Verifique periodicamente a caixa de gordura e providencie a limpeza sempre que necessário. Prédios, bares e restaurantes devem fazer o processo com muito mais frequência.

Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.

Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.

Não retire a tampa de estrutura da CASAN para escoar água da chuva.

Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, porque as raízes podem danificar a rede coletora.

Com informações CASAN / JPR Ambiental

MATÉRIAS RELACIONADAS

Resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui

- Advertisment -
Unifique

MAIS POPULAR