Feira do Livro de Rio do Sul recebeu mais de 12 mil visitantes em seis dias

Estudantes participaram das atrações da semana e muitas famílias aproveitaram o Dia das Crianças

0
139
Google search engine

A Feira do Livro de Rio do Sul 2024 foi uma grande festa da literatura e das artes. O evento marcou o aniversário dos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal e o Dia das Crianças. De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Rodrigo Pedrozo, mais de 12 mil pessoas passaram pelo evento entre os dias 7 e 12 de outubro.

“Desde segunda-feira tivemos muitos visitantes comprando livros e conferindo a programação com teatro, dança, música, cinema, exposição e oficinas. Tivemos também um bom público à noite, mesmo nos dias de chuva. Os grandes momentos foram os bate-papos literários com Fernanda Takai e Raphael Montes, quando tivemos a ‘casa cheia’”, afirma Pedrozo.

A feira teve mais de 100 atividades realizadas na sede da Fundação Cultural, incluindo saraus, lançamentos de livros e bate-papos literários com autores regionais e nacionais. Foram lançadas obras como Terra, Nossa Casa Comum, coletânea de autores de Rio do Sul e região, além da realização da premiação dos estudantes vencedores do VI Concurso Literário Manoel Karam. A Câmara de Vereadores e a Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí prestaram homenagem ao Escritor Destaque, Ivo Ferrari.

O evento também contou com atividades da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – ALBSC – Seccional Rio do Sul, CineSesc, BiblioSesc, Exposição Uniarte 2024, Mostra de Cinema de Rio do Sul e de artesanato, atividades de cultura pop e geek.

Participação de autores nacionais: as relações entre literatura, música e cinema

A cantora, compositora, multi-instrumentista e escritora Fernanda Takai subiu ao palco do Teatro Domingos Venturini acompanhada da tecladista Camila Lordy. Ela contou sobre o início da sua experiência como cronista de jornal em Minas Gerais e situações cotidianas em família e com a filha Nina, a inspirando para a escrita do livro _O cabelo da menina_ (obra com ilustrações de Ina Carolina, e vencedora do Prêmio Jabuti em 2017). Fernanda também falou sobre os muitos momentos e conquistas com a banda Pato Fu e apresentou música de sua carreira solo. Depois do bate-papo, a artista atendeu todos os fãs presentes na sessão de autógrafos.

A participação do escritor e roteirista Raphael Montes também lotou o espaço. O artista falou sobre o desejo de contar histórias que surgiu na adolescência e que o levou a escrever o romance _Os Suicidas_ , enquanto cursava Direito. Ele se mostrou à vontade no palco, fez uma conversa leve e descontraída, motivando risos e aplausos do público. Falou sobre o processo criativo, referências do cinema, da literatura e da televisão e como foi compor obras importantes, como _Bom Dia, Verônica, Dias Perfeitos, Jantar Secreto, Uma Família Feliz,_ entre outras. Montes afirmou que escreve romances policiais, com histórias que envolvem crime, violência, sangue e que também tenham temas atuais. Ele também realizou uma sessão de fotos e autógrafos.

Outro nome de destaque foi o escritor e tradutor Daniel Galera, que no bate-papo literário falou sobre o início da carreira nos anos 1990, quando o acesso à Internet ainda era limitado e suas escritas circulavam por e-mail e nos primórdios dos blogs. O autor falou ainda sobre o processo de criação do livro Barba ensopada de sangue a partir de um período vivido em Garopaba – lugar onde se passa o enredo da obra. Também falou das relações de seus livros com o cinema, já que quatro deles foram adaptados para as telonas.

“Queremos agradecer as escolas, o público em geral e nossos parceiros por, mais uma vez, tornar a Feira do Livro de Rio do Sul um sucesso, a consolidando como um dos mais importantes eventos literários de Santa Catarina”,_ reconhece a bibliotecária Raquel Bezerra Tatim.

A Feira do Livro de Rio do Sul 2024 é um projeto cultural realizado pela Associação dos Pais, Professores e Amigos da Fundação Cultural (Asfuc), por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com apoio da Associação dos Escritores do Alto Vale do Itajaí, Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos, LM Café e Prefeitura, o patrocínio da Fundação Cultural, Minha Casa Assistência Técnica, Rio Som e Viacredi Alto Vale – cooperativa Ailos, e o incentivo da Celesc.